Life CoachComo podemos encontrar o equilíbrio para nos mantermos em foco?

agosto 25, 2017by admin0
http://www.sandramartinicoach.com.br/wp-content/uploads/2017/08/FOCO_E_EQUILIBRIO-SANDRA-MARTINI-1280x824.jpg

Ao prestarmos atenção à nossa mente é possível percebermos o momento exato no qual os nossos pensamentos divagam. Fica mais evidente uma conversa, que são as vozes internas que geralmente gravitam em torno das nossas preocupações e de ruminações, embora às vezes, a mente possa divagar também para alguns pensamentos e fantasias agradáveis. Tudo isso acontece no nosso córtex pré-frontal medial, gerando um contexto de baixo nível de ansiedade. Portanto esses circuitos são o tipo mais poderoso de distração.

A partir do momento que tomamos consciência disso, torna-se mais fácil agirmos para direcionar a atenção para a atenção seletiva. Mas o que isso significa? Significa atentar para  o objetivo do momento, foco total na questão presente. Como podemos encontrar o equilíbrio para nos mantermos em foco?

Necessitamos calar essas vozes internas e para tanto, o primeiro grande desafio é percebemos o quanto antes ela entrou nesse estado de divagação. Através da atenção interna e quanto mais estivermos apurados nessa captura, mais rapidamente acontece essa mudança na atividade cerebral, ou seja, mais fraca se torna esse devaneio da mente.

Ao trazermos essa consciência e conduzirmos para o aqui e agora nossa atenção, estimulamos os nossos sistemas sensoriais automaticamente, logo os circuitos neurais para a divagação da mente desligam.

Enfim, manter a atenção no eixo, reflete um estado mental no qual percebemos o que quer que entre em nossa consciência, sem nos prendermos ou sermos abstraídos por qualquer coisa em particular.

Fonte: Goleman Daniel, Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso; Editora Objetiva,2014.
Crédito da Imagem: https://www.neeuro.com/prefrontal-cortex-exercises/

 

 

admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Contatos
Contatos: 11 2348-4900 / +55 11 97207-0935
Email: contato@sandramartinicoach.com.br
Endereço: Rua Doutor Amancio de Carvalho, 182, cj. 204 -Vila Mariana
Redes Sociais